Imprimir CPF online

Existem duas vias para imprimir seu CPF de forma online e gratuita, dependendo da última vez que apresentou sua declaração de imposto de renda (DIRPF): se apresentou uma Declaração DIRPF nos últimos dois anos ou não.

Via 1 - Se NÃO apresentou uma declaração DIRPF nos últimos dois anos

Imprima aqui seu comprovante ou 'segunda via CPF', se NÃO apresentou uma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos dois anos. Para isso, ingresse ao seguinte link e complete o seguinte formulário. O sistema vai lhe pedir que ingresse a seguinte informação do contribuinte: nome, data de nascimento, nome da mãe, título de eleitor.

Comprovante CPF

Se tiver ingressado corretamente a informação, acessará a uma página na qual poderá observar seu comprovante de CPG. Uma vez ali, deve pressionar o botão que diz 'Preparar página para Impressão', situado na parte inferior da tela e, por último, o botão 'imprimir'.

Comprovante CPF

Via 2 - Se apresentou uma Declaração DIRPF nos últimos dois anos

Aqui poderá imprimir seu comprovante (2 via CPF) em caso de que SIM tiver apresentado ao menos uma declaração de imposto de renda (DIRPF) nos últimos dois anos para isso, siga os seguintes passos:

PASSO 1. Gere seu código de acesso

Em caso de não tê-lo previamente, deve ingressar neste enlace para gerar seu código de acesso ao centro virtual E-CAC:

Comprovante CPF

Uma vez ali, selecione a opção 'saiba como gerar o código de acesso', situada embaixo do formulário.

PASSO 2. Registre-se

Como seguinte passo deve selecionar a opção 'Gerar código de acesso para pessoa física'. Uma vez que fizer isso, o sistema lhe pedirá que informe seu número de CPF e data de nascimento. A continuação pressione o botão 'Avançar'.

PASSO 3. Informe seu número de recibo de Declaração DIRPF e gere seu código

A seguir aparecerá um formulário que lhe pedirá que ingresse os números de recibo das duas declarações de imposto de renda (DIRPF) que realizou nos últimos dois anos. Ao mesmo tempo lhe pedirá criar uma senha. Uma vez feito isto, deverá pressionar o botão “gerar código”: quando fizer, o sistema lhe mostrará seu novo código de acesso (não esquecer, tomar nota).

PASSO 4. Ingresse ao Centro Virtual

Já com sua senha e código de acesso gerado no passo anterior, voltar à página de acesso do centro virtual E-CAC (pressionando o botão “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte”) e ingresse, agora sim, seu: número de CPF ou CNPJ, seu código de acesso e senha.

PASSO 5. Ingresse à seção “Cadastro”

Uma vez dentro do sistema, selecione a primeira aba com o nome de “cadastro” e, de entre as opções que se abrirem, selecione aquela que diz “Comprovante de inscrição no CPF”.

PASSO 6. Imprima seu comprovante CPF

Uma vez completado o passo anterior, terá acesso a seu comprovante CPF. A única coisa que lhe restará fazer é pressionar o botão “imprimir”, situado na parte inferior direita da tela. Como resultado, obterá a emissão de seu comprovante CPF válido (lembre-se de ter corretamente configurada sua impressora).

Quem deve ser responsável pela emissão do CPF após do processo de inscrição?

Na atualidade a emissão do CPF (ou 2 via do CPF) corre por conta exclusiva do contribuinte. Desde o ano 2011 a Receita Federal não realiza mais a emissão do CPF em cartão plástico. Isso é devido a que seu tempo de distribuição e entrega resultava muito demorada, por tanto a Receita decidiu criar um novo sistema de emissão de CPF online, a partir do qual se pode obter o comprovante em forma instantânea desde qualquer computador, uma vez realizado o processo de inscrição.

Como é e quais dados contém a segunda via do CPF?

O comprovante de CPF (ou 2 via CPF), gerado no processo de impressão em forma online, é igual de válido que aqueles que imprimia a Receita Federal em cartão de plástico, até o ano 2011.

Como se pode observar, a segunda via CPF só possui informação de registro. Não oferece dados financeiros, fiscais ou econômicos do contribuinte. Estes são:

  • Número de CPF
  • Nome e data de nascimento do contribuinte
  • Código de controle
  • Data de emissão do comprovante

Quando se deve imprimir a segunda via do CPF?

Anteriormente chamada '2 via de CPF' se imprimia quando o contribuinte perdia o comprovante no formato de cartão plástico emitido pela Receita Federal agora se deve imprimir uma vez concluído o processo de inscrição, já que é o único comprovante válido que o contribuinte terá a seu dispor.

Onde realizar minha consulta CPF?

Consulte aqui seu Comprovante CPF de forma online e gratuita